Brasil um pais doente. DR Magno Brasil

2181

Brasil um pais doente

 

Iniciamos 2019 com muita esperança que teríamos tempos melhores, se começaria um novo ciclo social-politico e cultural

Tínhamos passado por períodos dolorosos e difíceis uma crise moral sem precedentes, infelizmente o cenário piorou é caótico, o otimismo diminuiu e depois de quase 3 meses o otimismo diminuiu, a realidade bateu na porta e as velhas práticas continuam, a falta de expectativas diminuiu

foto divulgação

O contexto social e desolador, as promessas de correção, igualdade, justiça e moralidade ficou no discurso e não a contra fatos reais tentarmos explicar o que não tem explicação, estamos a deriva,

O Brasil é um trem desgovernado, estamos pior e a herança que nos deixaram é a falta de iniciativa, estamos impotentes e entregues ao caos social. Não estou falando de política partidária até porque depois de 2 anos e 3 meses já está claro que o problema do Brasil são a conduta de princípios e valores não partidos políticos.

foto divulgação

Se cobra tanto e não se faz nada politicamente o que é pior repete os mesmos erros com requintes de incompetência e irresponsabilidade. Sabemos que alguns fatores são os atores desse cenário triste, a tragédia em sequência tem uma sociedade passiva, instituições fragilizadas e poderes constituídos desmoralizados um tripé trágico que insistem em querer ser pior.

A impunidade galopante e só ver os casos, Mariana, Brumadinho, Flamengo, cidades sem estrutura maquiadas matando pessoas por causa de enchentes e chegamos a psicopatia de menores matando crianças, adolescentes e adultos como se estivesse brincando e ritualizando como se fosse um filme e copiando o que acontece pelo mundo.

foto divulgação

O Brasil adoeceu e não adianta remédios que tratem o efeito e não a causa, Brasil tem doenças crônicas a falta de princípios e valores melhores que sejam seguidos com firmeza, temos a inoperância e a politicagem governamentais na esfera que for lentamente adormecemos com os mesmos sintomas, impunidade, corrupção, oportunismo, despreparo, falta de moral dos poderes constituídos e por aí vai.

E piorando esse cenário fúnebre perdemos vidas em tragédias que já citei e as empresas e os senhores governantes entre eles o governador de São Paulo oferecendo recompensa por vidas? o que é isso? Chegamos a onde? a Vale oferece uma ajuda daquela? Como Se dinheiro comprasse vidas, no Flamengo nada, nas enchentes nada, por fim a carnificina de SP aí se oferece 100 mil por vida isso para não processar o estado, isso é uma falta de respeito que chega dar nojo.

O Estado é responsável sim e tem que arcar com as consequências, a tragédia da escola Brasil de Suzano é o sinal vermelho, ou acordamos ou seremos tratados como objeto, chega de desgoverno, de empresas e políticos picaretas, ou melhor, mau caráter que acham que se troca vidas por alguns reais, nada mudou até piorou, ou despertarmos e começamos a exercer nossa cidadania ou entramos em coma social e aí e UTI.

Acorda Brasil temos um país e nação lindo com potencial enorme, temos que ser realistas o Brasil está doente virtual e real, olha os indicadores de feminicidios e assustador.

Termino o texto com e esperança da música do grande poeta Gonzaguinha, é assim: Eu acredito é na rapaziada que segue em frente e segura o rojão. Eu ponho fé é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou na luta com essa juventude que não corre da raia a troco de nada. Eu vou no bloco dessa mocidade. Que não tá na saudade e constrói amanhã desejada.

Essa é a música, o Brasil está na mão de vocês juventude para nossa sorte, temos tudo para sermos um país saudável, a tragédia de Suzano essas psicopatias podem aflorar com exemplos, não se faz apologia a armas e nem usa crianças para isso, quem faz isso é irresponsável faz despertar o que está latente, vamos ser lúcidos(sociedade) e começar a mudança buscando caminhos para uma nação saudável.

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális