ARGENTINA 0 X 3 CROÁCIA – HERMANOS GOLEADOS DIANTE DE PARTIDA PERFEITA DE CROATAS!!!

1134

ARGENTINA 0 X 3 CROÁCIA – HERMANOS GOLEADOS DIANTE DE PARTIDA PERFEITA DE CROATAS!!!

por BAZILIO AMARAL

 

FONTE: TRIBUNA PR

 

Argentina caiu hoje diante da Croácia pela segunda rodada do Grupo D e se complicou na Copa do Mundo da Rússia 2018. Ainda tem chances bem possíveis de classificação, mas o baque foi grande e o vestíario terá que ser muito forte pra buscar aglutinar forças e ainda salvar a competição. Mas antes de falar da Argentina, temos que valorizar o belo jogo do time de Dálic, que chegou afirmar, depois desconversou, que a Argentina seria o adversário mais fácil do grupo. A observação dele, apesar de nãoiapoliticamente correta, faz sentido pelo fato de Nigéria e Islândia não terem a intenção de propor o jogo. A Argentina foi estudada a fundo e o jogo croata encaixou perfeitamente como veremos na análise. Mas é interessante observar que a Croácia jogou diferente nesta partida, a equipe vem utilizando a plataforma 1-4-2-3-1 variando bastante os jogadores titulares. No amistoso contra o Brasil a intensidade foi bem diferente por parte dos croatas e a formação 1-4-2-3-1 deu espaço para o time de Tite utilizar os corredores laterais, daí saindo os gols brasileiros. Contra a recuada Nigéria, o time teve trabalho para propor o jogo mas conseguiu a vitória, mas também atuou no 1-4-2-3-1. Contra a Argentina mostrou que é uma equipe que tem várias formações treinadas e este 1-4-1-4-1 reativo poderá dar trabalho diante das equipes grandes no mata mata.
Já a Argentina o assunto no momento é porque Messi não faz na Copa o que Cristiano Ronaldo esta fazendo para Portugal. Falhou sim no penalty perdido contra a Islândia, mas o craque tem buscado, tentado e se dedicado nas partidas. E a Argentina só esta na Copa graças a ele, ou será que esqueceram os 3 gols contra o Equador? O fato é que Portugal facilita muito a vida de CR7 ao optar por um jogo reativo e taticamente esta distribuido de forma mais simples e organizada, o que esconde as limitações que sabemos que o time tem. Agora, Messi não tem a personalidade argentina, como Maradona, ele é formado no Barcelona desde moleque. É europeu, é catalão. Craque. Mas precisa de uma estrutura para fazer os milagres. Principalmente diante das linhas baixas, marcação xonal eficientes e recomposição rápida que esta Copa esta mostrando.
Agora, Jorge Sampaoli já mostrou ser um baita treinador pelo que fez na Seleção Chilena e no Sevilla. Contudo, em ambos teve tempo para implantar suas idéias que são peculiares e interessantes e é o que não teve na Argentina e falha ao não perceber isto. Promover as mudanças táticas que faz de um jogo para o outro sem ter as peças adequadas e tempo de treino é complicado e esta pagando o preço. Quem trabalha com futebol sabe o quanto é díficil montar um 1-3-4-3, o quanto complica mais ainda fazer sistema híbrido (Duas linhas de 4) na fase defensiva e utilizar goleiro para fazer a saída com os pés se o mesmo não tem confiança pra isto. Ou simplifica e deixa os “caras” resolverem ou voltará mais cedo para casa.

ARGENTINA – PROPOR O JOGO SEM ORGANIZAÇÃO É PRESA FÁCIL PARA O FUTEBOL MODERNO!!!!


A Argentina tomou a iniciativa do jogo e na fase ofensiva, Sampaoli distribuiu a equipe no 1-3-4-3, diferente da estréia onde adotou o 1-4-2-3-1. Talvez a linha de 3 tenha sido para conseguir driblar a eficiente marcação de saída de bola croata. Mas Caballero tem muita dificuldades com os pés. A organização de jogo argentina ficou lenta e nos pés de Mascherano que voltava entre os zagueiros para buscar a bola. Messi e Mesa ficaram rodeados pela marcação zonal croata e o único espaço que a equipe encontrava era pelos lados mas sem muito sucesso. Tagliafico é lateral esquerdo e fez a função de zagueiro pela esquerda, quando a linha defensiva era formada com Acuña ele centralizava e mostrou dificuldades para marcar o centroavante. Aguero na frente se movimentou bastante como falso 9, mas não foi efetivo. Saiu para entrada de Híguain, mas talvez pudesse ter jogado junto.

Esta formação ao lado era na fase defensiva com duas linhas de 4 e Messi e Aguero mais a frente. Parece simples, mas atransição do 1-3-4-3 para esta formação é complicada e deixa muitas lacunas se feita de forma equivocada. A Croácia explorou vários contra ataques em diagonal

Após os 25 do 2 tempo, Sampaoli foi pro tudo ou nada e armou um 1-3-3-4 bem desorganizado com Mesa e Acuña pelos lados, Messi e Dybala por dentro, Híguain fazendo o pivô por dentro ( entrou bem) e Pavon flutuando. Mas esta formação deu mais espaços para a transição ofensiva croata e a goleada foi construída.

CROÁCIA – ORGANIZADA, INTENSA E INTELIGENTE. MAS SERÁ TUDO ISTO?

Nem 8, nem 80. Partidaça da Croácia. Mas isto não a torna favorita ao título. Jogou a partida correta e inteligente diante de uma Argentina sem consistência. Mas veio de uma partida morna (talvez por ser amistoso) contra o Brasil e sem chamar muita atenção diante da Nigéria.
Mas os bons atletas da seleção tiveram uma organização perfeita no 1-4-1-4-1 com Modric e Rakitic comandando as ações do meio campo. Os laterais faziam as ultrapassagens do seu lado dobrando com o extremo na fase ofensiva e Brozovic deu sustentação entre as linhas quase perfeita. A saída para contra ataque rinha em Perisic e Rebic uma chegada forte pelos lados.
O ponto vulnerável foi o mesm que vimos contra o Brasil, a Argentina conseguiu chegar pelos lados, mostrando que a marcação no setor dos laterais precisa ser melhorada.

Ao lado vemos o encaixe de marcação do 1-4-1-4-1 croata diante do 1-3-4-3 argentino. Acuña e Salvio conseguiram quabrar as linhas pelos lados em alguns lances, mas faltou efetividade. Já Mesa e, principalmente, Messi caíram num quadrado de marcação zonal formado por 5 atletas que dificultava muito as ações. Rakitic e Modric se uniam aos zagueiros e ao volante central na marcação. Muito por conta da poucs efetividade ofensiva de Mascherano e Perez ( que perdeu um gol sem goleiro quando o jogo estava 0 x 0).
O futebol não perdoa.
A Croácia já se classificou e buscará o 1 lugar para enfrentar Dinamarca ou Austrália nas Oitavas. Já a Argentina pode depender apenas de uma vitória para classificar, mas precisa se reconstruir do baque tomado para isto e depois para enfrentar a França nas Oitavas. Pode crescer na competição, mas Sampaoli precisa simplificar.

Bazílio Amaral
Bacharel Treinamento Esportivo – UNICAMP
Treinador de Futebol pelo SITRESP
Vice Campeão Estadual Sul Matogrossense 2017
Passagem como Treinador Profissional pelo Novo -MS; Sete de Setembro e Mixto de Cuiaba