CONTROLE DE JOGO E EQUILÍBRIO, O JEITO TITE DE JOGAR APARECE E BRASIL AVANÇA!!!!

1256

SÉRVIA 0 X 2 BRASIL – CONTROLE DE JOGO E EQUILÍBRIO, O JEITO TITE DE JOGAR APARECE E BRASIL AVANÇA!!!!
Por BAZILIO AMARAL

 

 

FONTE:VERBO ONLINE

E o Brasil de Tite passou pela Sérvia e se classificou para as Oitavas de Final da Copa do Mundo 2018 com relativa tranquilidade. Isto se deve a partida ao gosto de Tite feita pelo Brasil, com controle de jogo, equilíbrio nas ações e ataques posicionados.Também a postura dos sérvios na maior parte do jogo contribuiu. Parecia que ser eliminado pelo Brasil era suficiente na Copa o que mostra o tamanho do respeito que o futebol brasileiro ainda tem no mundo apesar da Copa de 2014.
Tite levou para a Seleção algo que pouco se viu na história da CBF. Uma Comissão profissional ao extremo, dedicada a todos os detalhes e multidisciplinar. Que cerca o treinador de todas as informações possíveis e é capaz de redirecionar o trabalho o que tem sido importante nesta trajetória. Eu, particularmente, acho que será um feito o Hexa vir nesta Copa apesar da confiança de todos, principalmente da torcida que esta aumentando. Em 2022, se Tite der sequência, creio que o favoritismo é forte. Contudo, apesar de estar em um lado mais forte nas Oitavas, o fator emocional, do imponderável, e do que faz o futebol ser tão apaixonante deixam a corrida aberta e o Brasil vai forte na briga.
Contudo, nem tudo são flores. O excesso de lesões musculares é algo a ser estudado no pós Copa. Mesmo com o fim de temporada e o desgaste que tem afetado outros atletas de outras seleções, o número de lesões musculares da Seleção chama a atenção.
O pré jogo com a Sérvia assustava pois o Brasil não mostrou um bom futebol e nem o estilo do treinador no 2 primeiros jogos. Pelo contrário, contra a Suiça foi dominado no 2 tempo e contra a Costa Rica bateu na parede fazendo os gols da vitória nos acréscimos com o time, principalmente Neymar, mostrando muito nervosismo. Mas Alisson e a defesa foram perfeitos no combate ao jogo aéreo sérvio e após controlar a segunda bola ofensiva, já que Mitrovic escorava quase todas no 1 tempo, o Brasil controlou a partida comandada por Thiago Silva, Casemiro e Coutinho com exibições de alto nível.
Os gols foram muito comemorados pela Comissão pois ambos foram os chamados “gols de treino”. Paulinho jogou novamente na segunda linha mas não ffic ou enfiado na área precocemente, voltou a atacar o espaço e após movimentação de Gabriel Jesus tirarndo um zagueiro da linha e de primoroso lançamento de Coutinho, abriu o placar. Quando a Sérvia cresceu envolvendo o meio campo brasileiro com os extremos fazendo superioridade por dentro, tanto que Tite respondeu rápido sacando Paulinho e colocando Fernandinho ao lado de Casemiro para aumentar as coberturas por dentro, Thigo Silva atacou o primeiro pau em jogada de escanteio treinada e definiu a partda, pouco antes o zagueiro salvou uma bola de Mitrovic com Alisson batido.
Vitória bem ao estilo de Tite, controlada, sem emoções fortes e bem estudada. Mas na Copa não tem só adversários “quadradinhos “taticamente como foi a Sérvia. Tite se adapta bem contra equipes assim, mas aquelas que fazem uma bagunça como o México do Prof Osório faz costuma trazer dificuldades ao estilo do ex corintiano. Este sim, será um jogo comuma certa “pimenta”.

SÉRVIA – RESPEITANDO DEMAIS, SÉRVIOS NÃO BRIGAM PELO RESULTADO!!!

Postada num 1-4-2-3-1 com bons jogadores nas extremas, com Kolarov em bom nível e Matic comandando o meio campo, esperava se mais da Sérvia. O excessivo respeito no jogo fazia parecer uma equipe que não dependia do resultado de vitória e a insistência nas jogadas de ligação para Mitrovic escorar para infiltração na linha brasileira foi bloqueada pelo ótimo desempenho da linha defensiva brasileira.
A marcação em bloco médio na maior parte do jogo sem uma zona pressionante alta e a falta de maior posse de bola fez o Brasil controlar o jogo. M. Krstajic manteve o 1-4-2-3-1 o jogo inteiro e mesmo após as alterações, não causando o desequilíbrio no sistema brasileiro.

BRASIL – JOGO COLETIVO EVOLUI E PADRÃO DE JOGO MELHORA!!!

O Brasil de Tite joga e jogará até o fim da Copa no 1-4-1-4-1, mas isto não significa que é igual todo jogo. Da pra perceber pequenas movimentações diferentes, principalmente nas fase de construção (que precisa melhorar) e na ofensiva. Neste jogo os laterais brasileiros fecharam por dentro, ajudando Casemiro no preenchimento do espaço. Com isto, o time ficou mais compactado, mas a lentidão na troca de passes ainda é um problema a ser resolvido, assim como a intensidade no jogo que esta abaixo do que o treinador costuma mostrar em suas equipes e mostrou nas eliminatórias e nos amistosos em 2016/2017. A saída de Marcelo no começo do jogo com lesão nas costas, foi até benéfico para o jogo proposto por Tite. Marcelo é craque, um dos melhores do mundo, mas Filipe Luis é um marcador excepcional e deixa a Seleção sem os espaços nas costas de Marcelo. Mas volto a dizer, Marcelo é craque e pode ser um desequilíbrio na fase ofensiva.

Neymar foi mais calmo, jogou pra equipe, não foi o que pode ser, mas ajudou e se continuar com esta postura vai crescer e ajudar.
Tite, no momento melhor da Sérvia, sacou Paulinho para a entrada de Fernandinho o que deixa o time muito mais equilibrado no 1-4-2-3-1. Renato Augusto poupou Coutinho do Cartão e o Brasil, após 2 x 0, cozinhou o jogo até o final.

ACABOU A 1 FASE E VEM AS OITAVAS. E AGORA?

A primeira fase acabou e mostrou uma Copa bem equilibrada. Uma grande surpresa como a eliminação da campeã Alemanha que mostrou bom volume de jogo nas suas partidas, mas algo não anda bem internamente e quem esta na bola sabe que nesta hora ” a bola não entra”. Nada de comparar o que aconteceu com o Brasil em 2014 com esta eliminação, esportivamente enquanto resultado é uma tragédia, mas as causas não e o futebol brasileiro precisa continuar buscando evolução.
As Oitavas pegará fogo com um lado com vários campeões mundiais e com o atula campeão europeu e do outro com 7 europeus. Destco a Argentina que se reconstruiu mentalmente e será páreo duro para a fria França. Se o time de Messi passar será um agrande força nesta Copa. Uruguai e Portugal farão o jogo das equipes reativas com craques no ataque. Cheira empate. Bélgica e Brasil devem passar com dificuldade para os brasileiros. Do outro lado Espanha e Croácia surgem como favoritas com a Inglaterra correndo logo atrás. Colômbia sem James perde muito mas temos que aguardar. ]
Prato cheio pra quem ama o futebol.

Bazílio Amaral
Bacharel Treinamento Esportivo – UNICAMP
Treinador de Futebol pelo SITRESP
Vice Campeão Estadual Sul Matogrossense 2017
Passagem como Treinador Profissional pelo Novo -MS; Sete de Setembro e Mixto de Cuiabá