Temporal avança para Campo Grande

1405
CLIMATEMPO

Temporal avança para Campo Grande

Cidade de Antonio João foi afetada por tempestade de granizo. Mudança no tempo foi provocada por frente fria que chegou ao MS.

CLIMATEMPO

 

A chegada de uma frente fria ao Mato Grosso do Sul estimulou a formação de nuvens muito carregadas na fronteira com o Paraguai que provocaram chuva com e raios e até granizo.

Uma tempestade com granizo foi observada na tarde desta quarta-feira, 8 de agosto, sobre a cidade de Antonio João. A rede Earth Networks detectou 203 raios no período entre 6 horas da manhã e 16h30, sendo que 52 chegaram ao solo. A maior quantidade de raios ocorreu entre 14h e 16h30. Foram 90 descargas elétricas atmosféricas neste período considerando as descargas que ocorreram apenas entre nuvens e as que chegaram ao solo.

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES-16, os vários aglomerados de nuvens carregadas aparecem alinhados na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Estas nuvens se deslocam em direção a Campo Grande, onde há risco de temporal na noite desta quarta-feira. Não se pode descartar a queda de granizo em Campo Grande e em outros locais de Mato Grosso do Sul.

Queda da temperatura

A população de Mato Grosso do Sul deve ficar atenta para brusca queda da temperatura que ocorre nesta quinta-feira com a entrada do vento frio de origem polar sobre o estado.