DROGAS LÍCITAS O PERIGO REAL=JOSÉ MAGNO MACEDO BRASIL

1253
Texto de José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO

DROGAS LÍCITAS O PERIGO REAL

Por José Magno Macedo Brasil

Um dos grandes prazeres da sociedade é a integração, a união com princípios e valores que norteiam indivíduos, saudáveis que consequentemente é revertido para a sociedade a todos os níveis.

Uma sociedade melhor, nos faz acreditar em um Brasil mais justo e igual. Culturalmente algumas questões são amplificadas no Brasil, por ser um país continental e existir uma pluralidade que envolve a cultura, ideologia religiosa e muitos outros fatores, acabamos por irresponsabilidade, acomodação e principalmente, por alta afirmação, a sociedade acaba valorizando algumas questões que são preocupantes e uma delas são as DROGAS LÍCITAS, infelizmente por lobby de multinacionais, acabam reforçando o consumo dessas drogas, mas não da para não falar da negligência, dos órgãos responsáveis e a sociedade organizada também fazem parte desse contexto.

O consumo das drogas lícitas, são reforçadas positivamente, o preocupante é que a valorização das drogas, deixou de ser velada e se tornou explícita.

A perda de valores em relação as drogas lícitas e seu consumo cada dia mais reforçada e com essa atitude, traz consequências fatais, uma relação de causa e efeito infelizmente.

Alguns fatores preocupantes nessa escala das drogas lícitas começa pela impunidade, a força das multinacionais e a negligência da sociedade organizada, é só olhar o nosso cenário social, que veremos os absurdos que acontecem no abuso das drogas lícitas.

Os finais de semana, regados a muita bebida alcoólica, gera um aumento de mais de 20 por cento dos homicídios, de violência doméstica, da carnificina, das mortes no trânsito, que a impunidade reina com o pagamento de fianças, as leis não funcionam por uma série de fatores, o fator do poder econômico e um judiciário omisso nas suas decisões.

Dados ou melhor, indicadores que são feitos por órgãos responsáveis por esse trabalho (SENAD), nos trás indicações muito preocupantes, passarei algumas.

O Brasil gasta mais de 40 milhões, por ano com mortes e invalidez no trânsito, causados por acidentes automobilísticos. Acidentes causados por EMBRIAGUEZ, a violência aumenta como falei, nos finais de semana. Falando de outra droga lícita mortal é o TABACO, mais conhecido como cigarro e seus derivados, os índices dizem que o Brasil perde por ano, mais de 200 mil pessoas por doenças causadas pelo tabaco. Entre elas o AVC, o CÂNCER de todas as ordens, principalmente de pulmão e boca e outras doenças, e por fim quero abrir um espaço para falar dos PSICOTRÓPICOS, remédios usados em algumas psicopatologias de maneira irresponsável pelos  profissionais, que os fazem exageradamente levando indivíduos, que são portadores dessas doenças a ALIENAÇÃO E MARGEM da sociedade.

Chega desse cenário, por isso a PSICOLOGIA e eu como psicologo, somos a favor da REFORMA  PSIQUIÁTRICA E LUTA ANTI MANICOMIAL IMEDIATAMENTE, chega de manicômios conhecido como depósitos de pessoas.

Termino afirmando que citei acima alguns fatores que as DROGAS LÍCITAS, trazem de prejuízo a sociedade e só para ampliar, nosso debate nas festas de final de ano, se triplica o número de recaídas de ALCOÓLATRAS OU ALCOÓLICOS principalmente pelas geladeiras fartas de bebidas alcoólicas, não somos hipócritas e estamos fazendo algum julgamento sobre essa questão, mais é bom olhar o lado NEGRO da situação, a luta contra o inimigo é urgente, já deixamos passar muito o combate e um inimigo que MATA, MUTILA, tirando precocemente pessoas amadas do nosso convívio, façamos nossa parte enquanto indivíduos e sociedade, o primeiro é saber o limite de usar uma DROGA LÍCITA,

Tem a questão HEREDITÁRIA a predisposição, nosso compromisso e tratar o assunto com responsabilidade e seriedade. Tratamento globalizado envolve DEPENDENTE QUÍMICO, FAMÍLIA, envolve PSICOTERAPIA, tratamento medicamentoso em alguns casos, GRUPO DE APOIO E OUTROS.

Em outros textos falaremos de CODEPENDÊNCIA, vamos fazer nosso melhor tratamento, que e a PREVENÇÃO, mas isso fica para outro texto.

 

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális