Retrocesso e incompetência na Saúde Mental= DR Magno Brasil

929

Retrocesso e incompetência na Saúde Mental

 

Retrocesso e incompetência na Saúde Mental

 

Começamos 2019 com a esperança de novos tempos, um governo federal se iniciava vindo com propostas de mudanças, entre elas de um Brasil mais justo, correto e digno, e o que estamos vendo até agora? Só promessas mesmo, vou pontuar uma questão fundamental, não vou polemizar questões partidárias e nem de preferências pessoais políticas, até porque não tenho político de estimação, estou falando do cenário atual e das pessoas que são os nossos governantes no momento.

FOTO DIVULGAÇÃO

Se passaram mais de 50 dias e está evidente que as velhas práticas de fazer gestão que na verdade não é gestão são as mesmas, vejamos: escândalos políticos que se cobravam tantos dos outros continua, um governo que não se entendem são ministros brigando com o presidente, a imprensa colocando conversas estranhas entre presidente e ministro tem que ser apurado, desencontros na gestão entre o vice-presidente e presidente, acho o vice bem centrado.

FOTO DIVULGAÇÃO

E continua os velhos problemas, tragédias com impunidade galopante ou seja nada nem ninguém punidos (Brumadinho, Flamengo), alias falei em um texto que essas empresas (Vale) foram no congresso e zombaram da gente, cuspiram no nosso rosto dizendo que são vítimas, vocês viram o acordo sensacional que fizeram? um salário mínimo para cada família durante 1 ano, isso e ridículo, caso do Flamengo segue esse caminho e o governo de braços cruzados ,vou repetir o  que disse  Cazuza só que mudo o tempo, ele falou vejo o presente repetir o passado,50 dias e pouco? Não para combater a impunidade e se organizar, começar a fazer gestão e pelo menos se entender, Brasil está um barco à deriva e nos como sempre inertes e impotentes, tempos novos? Esses?

Mas vamos ao que interessa, eu tenho 30 anos de formado trabalhando em vários Campos da Psicologia, começo no sistema penitenciário (DSP), clinica, gestão e outros, vi nesse tempo vi a psicologia avançar como profissão, temos 57 anos de profissão regulamentada, conseguimos avanços, principalmente a humanização no tratamento dos portadores de doença mentais, dependência química e outras da nossa pratica.

Conseguimos colocar essas pessoas a ser ativa na sociedade e volta ao convívio familiar, dando dignidade, isso com nossa pratica na atuação direta, demos acima de tudo a possibilidade desses indivíduos saírem da marginalidade social e exclusão da mesma.

FOTO DIVULGAÇÃO

O modelo nojento que adoecia as pessoas e as reprimiam em manicômios que eram e são depósitos de pessoas tratando ou melhor destratando batendo, humilhando e condenando pessoas que poderiam e podem viver em sociedade.

Conseguimos avanços importantes na humanização do tratamento, surgiram os CAPS (centro de atendimento psicossocial), política de redução de danos, as residências terapêuticas e outros, tudo para humanizar e tratar holisticamente nos portadores de doenças mentais.

Temos bandeiras de lutas bem definidas a reforma psiquiátrica, luta antimanicomial, lutas nossa da psicologia e psicólogos e psicólogas.

Pois bem o atual governo federal através do Ministério da saúde publicou uma nota técnica dia (6) desse mês de uma maneira irresponsável, politiqueira, oportunista, demonstrando total desconhecimento técnico ou a outros interesses, nessa nota técnica autoriza e concedendo o uso de instrumentos como eletrochoque, camisa de forca, uso abusivo de psicotrópicos, métodos arcaicos e destruidor de um ser humano ,são a favor do modelo nojento de internação nesses manicômios caso de polícia ,esses lugares adoecem quem poderia voltar são condenados a reclusão.

Diz na medíocre nota técnica o atual modelo de gestão e a volta dos manicômios, olha pessoal isso e maldade misturada com interesses e ignorância, lamentável e ridícula, essa atitude desse governo que ainda existe, porque se existisse chega de lambanças em cima de lambanças, um verdadeiro abismo.

Não existe gestão em saúde mental e para piorar colocam uns despreparados para tomar conta saúde mental.

Não tem noção, não sabem da dor e sofrimento das famílias dos portadores da saúde mental, triste Brasil que tem na sua bandeira dizeres como ordem e progresso, vivemos uma desordem total, para encerrar vamos continuar lutando ,vamos até o fim, mas esses incompetentes não vão conseguir o que pretendem, vamos nos mobilizar pelos avanços conquistados, desculpe o desabafo mais tudo tem limite, o que esse governo Fez e medíocre e covarde a psicologia esta e estará sempre do lado da humanização e não de interesses estranhos, tratar o doente humanizando sem sofrer, equipes multidisciplinar, e saúde mental com felicidade, ACORDA MEU BRASIL.

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális