O DESPREPARO E IRRESPONSABILIDADE AO COMBATE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

1133

O DESPREPARO E IRRESPONSABILIDADE AO COMBATE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

 

Eu não ia escrever texto essa semana, até porque já tinha postado dois com ótimos acessos e repercussões, mas não tem como, ficar de braços cruzados com a situação caótica, critica e ridícula que vivemos no Brasil.
Quando falamos de dependência química, sinceramente o Brasil está regredindo e isso é preocupante, quando falamos de doenças sociais principalmente da dependência química, fica evidente que as pessoas que estão na gestão governamental são limitadas e despreparadas, chegando ao oportunismo demagógico.
Isso é muito sério as drogas lícitas (álcool, tabaco, psicotrópicos) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, OXI, anfetaminas, e outras) continuam sendo comercializados normalmente sem uma politica antidrogas. Nossa juventude sendo devastada por falta de iniciativas que começa dentro de casa (famílias), passa pela sociedade omissa e termina com poderes constituídos. Desmoralizados para lhe dar com essa doença que mutila e mata cada vez mais.


São Cracolândias se proliferando, não é apenas em SP, esta no Brasil de norte a sul, metrópoles e pequenas cidades, a droga é cada vez mais poderosa no seu propósito de destruir. O crime organizado mandando e demandando, fronteiras escancaradas, como vamos combater a dependência química se não temos uma política antidrogas que seja pelo menos mínima, estamos brincando de esconde, esconde, lamentável o amadorismo para ter uma política nacional contra esse cenário.
O governo federal lança um projeto de internação compulsória aonde o indivíduo vai ficar de 1 a 3 meses internado em hospitais, e esse individuo vai voltar para onde? e as famílias? O coo dependente? Como você vai tratar o efeito e não a causa? Parece-me que querem enxugar gelo, isso até parece brincadeira, a realidade é que o Brasil vai ladeira abaixo quando falamos do combate e tratamento a dependência química, estamos em um labirinto, uma gestão despreparada, não se consegue fazer nem o trabalho de prevenção que é o fundamental e para piorar tenta desconstituir o que tem como a política de redução de danos, esse projeto de internação compulsória do governo federal é tão ruim que até a psiquiatria foi contra, a dependência química tem indicadores alarmantes e assustadores, estamos expostos e perdendo a guerra para o tráfico e o crime organizado, é preocupante o despreparo da gestão.
Termino com preocupação e o pior não vendo saídas para tanta mediocridade, ou nós sociedade nos fazemos presentes ou iremos perdendo precocemente pessoas queridas para esse inimigo perigoso e letal, acordemos porque já estamos refém da nossa própria acomodação. Acorda meu Brasil.

PIZZARIA +Q PIZZA
33661696 WATS 999050980

Milito como profissional (psicólogo) a 30 anos no tratamento, recuperação e reinserção social do dependente químico e coo dependente (família) percebo que pouco andamos nesse processo, o problema é que agora além de não caminhar, regredimos de forma acentuada, a verdade é que a sociedade esta fragilizada e entre a sorte para lutar com esse monstro que nos assombra cada vez mais chamado DROGAS e consequentemente a dependência química. Ainda a tempo depende de nós sociedade essa é a nossa sorte, vamos a luta.

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise