REDES SOCIAIS O PERIGO DA TECNOLOGIA. Dr José Magno Macedo Brasil, Psicólogo

    1193

    REDES SOCIAIS O PERIGO DA TECNOLOGIA.

     

    Fazendo um mergulho no tempo, voltemos aos anos 70, 80, 90, o mundo ainda se deparava com a invasão da tecnologia no caso das redes sociais, tudo começa devagar, só que esse devagar de uma hora para outra se tornou uma explosão.

    As redes sociais vindo com a internet, era o mundo virtual invadindo o real, com suas garras, agressivamente, o mundo mudaria, as relações de convivência tomava um novo rumo, novas práticas de convivência surgiam.

    REDES SOCIAIS O PERIGO DA TECNOLOGIA

    Mas voltando aos anos 70, 80 e 90 começaria ter as consequências do distanciamento entre as pessoas de forma mas direta, antes sentarmos para conversarmos, vivianos mais coletivamente nos divertindo, sempre saudável, vivianos as fases do viver naturalmente, a infância com suas brincadeiras, a adolescência com suas nuncias e mistérios, era com certeza salutar ter essa convivência e nos divertíamos sem milhões de telas, olhávamos nos olhos ,havia processo como diz Dr Mario Sergio Cortella, ‘sentávamos enquanto FAMÍLIAS para conversarmos, tomar café da manhã, almoçar e jantar’, ou seja tínhamos contato e acima de tudo o divertir e viver nos seus mais diversos âmbitos, era gostoso ir ao cinema, tardes de passeio em família (praças, parques) e outras atividades de lazer que uniam e nos faziam conviver em família, Comunidade e família, não que isso não aconteça estou fazendo parâmetros.

    + Q PIZZA 992551299 WATS 999050980

    Mas ai surge as redes sociais, um grupo de canais que criam um mundo virtual em que aos poucos as pessoas perdem a convivência, é Facebook, watts, instagran, YouTube e outros, ficamos presos na vida fictícia, o que esta do outro lado da tela? (celulares, tablets, notebooks). O que podemos esperar do outro lado? uma grande incógnita, temos presenciado violências e agressões emocionais, físicas, de todas as formas, levando a um estado de insegurança total, não podemos negar a importância e benefícios, como informações rápidas, contatos virtuais instantâneos ou seja a tecnologia cumprindo sua função de maneira real e importante, só que o preço esta na falta de limites, e com essa falta de limites isso já se tornou uma doença.

    REDES SOCIAIS O PERIGO DA TECNOLOGIA

    A psicologia vem alertando ao surgimento de transtornos psicológicos a todos níveis, jogos que chegam a beira da agressividade, psicologicamente a população vem adoecendo e vamos parar na onde? temos que encontrar alternativas, só não podemos conviver com essa tecnologia essencial, mas usada sem limites adoece psiquicamente levando a compulsividades perigosas.

    Esta nas nossas mãos enfrentar esse cenário preocupante e encontrar limites para essa tecnologia que cada vez mas nos consome, começando na criancinha que o responsável da o celular para brincar, tantas maneiras saudáveis e lúdicas de entretenimento, esse processo vem se avolumando.

    Vamos acordar enquanto a tempo.

    José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális