A ELABORAÇÃO DO LUTO PELA PSICOLOGIA . DR MAGNO BRASIL

    3927

    Começo nosso texto, sempre com muita prazer e gratidão por ter da parte de vocês com muita participação e é isso que todo profissional deseja. Ser bem remunerado é ótimo, mas o reconhecimento profissional vale muito mais, por isso agradeço a vocês todos (as) pelo carinho, respeito e reconhecimento do meu trabalho. A razão do meu trabalho são vocês.

    Antes de começar falar do tema do texto, infelizmente tenho que prestar minhas condolências e sentimentos para às famílias de 107.300 pessoas, que perderam a vida pela pandemia do CORONAVIRUS. Lamentável e já falei da incompetência, ganância, oportunismo e canalhice em todas as esferas dos governos e a banalização da vida ira custar caro. Sem generalizar, uma vergonha, hoje quero falar da elaboração do luto pela psicologia, um assunto que demorei para falar mas não tem como evitar diante da pandemia.

    O luto se configura em todos sentimentos, que estão interiorizados, que são na nossa afetividade, sentimentos de amor, carinho e convivência. Esses acabam sendo expostos, nos trazendo problemas emocionais e ficamos mais perdidos. Ainda mas quando somos pegos de surpresa e aí ficamos mais perdidos, com sentimentos nos machucando. As cinco etapas para a elaboração do luto são a negação, raiva, barganha, depressão e por último a aceitação da morte.

    Dr. Magno Brasil escreve as terças e sextas-feiras neste espaço para expressar seus pensamentos e ajudar a socidade
    É bom deixar claro que cada indivíduo tem seu tempo de elaboração, por isso essas cinco fases são complicadas pois a elaboração do luto é no tempo de cada um. Para a psicanálise, Freud define o luto como um processo lento e doloroso, que tem como característica uma tristeza profunda. O afastamento de qualquer atividade, que não esteja ligada ao pensamento sobre o objeto perdido, a perda de interesse no mundo externo. Então pessoal, o luto tem essa explicação científica pela psicologia e infelizmente o grau de depressão e suicídio aumentou tanto, como psicólogo quero deixar claro que a minha profissão está presente nesse momento, Vamos entender o momento e vamos nos superando.

    Vou encerrar o texto com um pedacinho da excelente banda Roupa Nova, um clássico da MPB, se chama a VIAGEM, é assim: HÁ TANTO QUE EU DEIXEI VOCÊ, FUI CHORANDO DE SAUDADE, NA ESCURIDÃO O TEU OLHAR ME ILUMINAVA, E MINHA ESTRELA-GUIA ERA TEU SORRISO, COISAS DO PASSADO, SÃO ALEGRES QUANDO LEMBRAM AS PESSOAS QUE SE AMAM.

     

    Testo de José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO

    Esse é uma forma de dizer que vamos superar,é na luta que a gente se encontra, essa semana tem textos e programa, fiquemos em casa quem tiver que sair se cuide e faça procedimento de higiene, abraços.