Em noite histórica, River vence Santa Fe sem reservas e com goleiro improvisado

786
Defesa de Enzo Perez, River Plate x Santa Fe, Libertadores (Foto JUAN IGNACIO RONCORONIREUTERS)

O River Plate conseguiu uma vitória épica nesta quarta-feira (19) ao vencer o Santa Fe por 2 a 1 e assumir a liderança do Grupo D da Conmebol Libertadores.

O River Plate entrou em campo com mais de 20 desfalques devido ao surto de Covid-19 e acabou ficando sem nenhum jogador disponível no banco de reservas. Além disso, todos os quatro goleiros ficaram infectados e coube à Enzo Pérez ocupar a posição de arqueiro.

Surpreendendo à todos, a equipe de Marcello Gallardo pediu intensidade total para o River Plate tentar construir uma vantagem para depois aguentar a pressão dos colombianos até o fim do jogo. E a ordem foi prontamente atendida com dois gols sendo marcados em cinco minutos.

Fazbrizio Anglieri abriu o placar aos três minutos e Julian Álvarez ampliou aos cinco para deixar o River Plate com boa vantagem para adotar estratégia mais defensiva e segurar o ataque do Santa Fe, que demonstrou muita dificuldade na criação e pouco exigiu do goleiro Enzo Pérez. Foram cinco finalizações no alvo no 1º tempo.

No segundo tempo, o River manteve sua estratégia de marcação compacta diante de um Santa Fe mais intenso, que buscou mais alternativas para tentar chegar mais. Depois de oito tentativas, o Santa Fe marcou com Kelvin Osorio.

Na última rodada, o River Plate enfrentará o Fluminense no Monumental e o Santa Fe receberá o Junior Barranquilla. Os dois jogos serão disputados às 19h15 (pelo horário de Brasília) da próxima terça-feira (25).

Com a vitória, o River Plate assumiu a liderança do Grupo D com 9 pontos, seguido por Fluminense (8), Junior Barranquilla (6) e Santa Fe (2).

Enzo Pérez, o herói da partida

Estava descartada a possibilidade de o volante Enzo Pérez jogar em sua posição. Na véspera, no entanto, ele surgiu como alternativa para o gol. Mesmo em recuperação de uma distenção muscular, ele se colocou à disposição do técnico Marcelo Gallardo para atuar sob as metas, e deu tudo certo. Verdade que Pérez não foi tão acionado, graças ao frágil ataque colombiano, mas fez algumas defesa tranquilas. Em uma delas, a bola saia pela linha de fundo, mas ainda assim saltou em uma bela ponte para sair na foto. Ao fim do jogo, foi eleito pela organização da Libertadores o melhor jogador da partida. Pelo conjunto da obra, mereceu.