BAZILIO AMARAL ANALISA VITÓRIA NOS ACRÉSCIMOS DO BRASIL MUITO IMPORTANTE, AGORA COMEÇA O MATA MATA!!!

1728

BRASIL 2 X 0 COSTA RICA – VITÓRIA NOS ACRÉSCIMOS MUITO IMPORTANTE, AGORA COMEÇA O MATA MATA!!!

Por BAZILIO AMARAL

Brasil x Costa Rica
Fonte: O Gol.com

Foi sofrido, duro, nos acréscimos, mas…. O Brasil mereceu vencer e vai pra última rodada do Grupo E jogando pelo empate para se classificar. Desde o sorteio dos grupos da Copa, Tite vem falando do enfrentamento contra a linha de 5 da Costa Rica que fez sucesso na Copa de 2014. E a Costa Rica não decepcionou, jogou no 1-5-4-1 esperando uma bola que veio, mas Borges desperdiçou dentro da área.
O Brasil teve uma melhora no seu jogo em relação ao jogo contra a Suiça. Controlou mais o jogo, trabalhou bem pelos dois lados e neste ponto a entrada de Fagner foi determinante. Importante ressaltar a força mental da equipe brasileira na maior parte do jogo, tanto que o gol de Coutinho aos 46 do 2 tempo, não foi na base do abafa, mas uma jogada trabalhada com Coutinho e Marcelo trocando passes, a bola levantada para Firmino na área no momento que Neymar tinha aberto pra esquerda. Isto abriu uma fenda na muralha costariquenha já que Firmino e Jesus puxaram também a marcação e Coutinho atacou o espaço.
Os números do jogo mostram que o Brasil poderia ter tido um resultado mais tranquilo se não fosse a bela exibição de Navas no gol. Segundo números da FIFA as finalizações foram 22 a 03 sendo que no gol foram 10 a 0. Posse de bola foram de 72% a 28% mostrando o volume brasileiro principalmente no 2 tempo.
Se no jogo de estréia Tite foi pragmático nas alterações quando o jogo pedia um desencaixe na marcação adversária, contra a Costa Rica ele “saiu da casinha” como falamos no futebol ao fazer duas alterações interessantes que desequilibraram a linha de 5 e deu ao Brasil um volume de finalização gigante no 2 tempo. Douglas Costa tem dedo da Comissão que estuda muito os adversários e ele entrou muito bem colocando fogo no lado direito do ataque com muita força, intensidade e dribles pra fora pra dentro. Já a saída de Paulinho para entrada de Firmino, Tite fez algo que faz muito tempo que não faz… Improvisou. Seguiu sua intuição e me agradou. Nós treinadores temos nosso plano A após estudarmos nossa equipe e os adversários e as variáveis do jogo, temos o plano B e até o C para se algo der errado. Mesmo assim não veio, tem que arriscar e Adenor Bacchi o fez e ganhou o alívio da primeira vitória. Agora começa a fase do perdeu ta fora e não pode mais errar, além de continuar a evolução do seu jogo e de Neymar que mostrou melhoras durante grande parte do jogo, mas mostrou picos de falta de controle emocional.

BRASIL – ATITUDE, INTENSIDADE, CONTROLE DE JOGO EM ALTA. PONTOS POSITIVOS DESTE SEGUNDO JOGO!!!

O 1-4-1-4-1 de Tite teve maior equilibrio ao jogar pelos dois lados e manter a posse de bola. Tarefa facilitada porque a Costa Rica não marcava nunca a saída de bola. Fagner entrou bem, com personalidade para o apoio. Mas mesmo assim a dificuldade de chegar ao último terço foi evidente de novo. A segunda linha de 4 se marca, tira o espaço de Coutinho que esta bem na Copa e Paulinho perde o elemento surpresa. E os adversários já mapearam a seleção. Vai ficar cada vez mais difícil. Neymar no 1 tempo mostrou mais interessado em jogar, buscou a diagonal e quis o jogo.

No intervalo, Tite sacou Willian que estava muito limitado a faixa da direita sendo facilmente marcado, e promoveu a entrada de Douglas Costa que parecia o “Robben negro” pela direita com muita força. Cortando para dentro e para fora. Este desempenho empurrou a Costa Rica para tras mais ainda e deu mais espaço para o lado esquerdo brasileiro. Com isto, as finalizações foram se acumulando e Navas se tornando herói do jogo com defesas espetaculares.

 

 

Depois dos 22 do 2 tempo, Tite sacou Paulinho e colocou Roberto Firmino para trabalhar ao lado de Coutinho mas pisando na área. Lembrando que o atleta começou no Figueirense como meia e pode ser opção em alguns jogos. Contudo, deu certo contra a Costa Rica pois ela abdica de atacar e esvazia o meio campo. Mas não sei se é saudável taticamente entrar com um meio campo com Coutinho e Firmino como centraris e com Neymar que não é marcador de lateral. Mas Tite ganha uma interessante opção para momentos de necessidade de desequilibrar.
Resta saber como Tite armar

O 1-5-4-1 de Oscar Ramirez quase deu o empate para a Costa Rica. Que levaria a briga para a última rodada, mas a derrota para o Brasil somada a derrota para a Sérvia, onde os jogadores reclamaram da atitude defensiva neste jogo.
O 1-5-4-1 bem organizado não tinha a transição ofensiva que teve em 2014 e isto fez a diferença para a eliminação.
Destaque para o futebol apresentado contra Brian Ruiz com um talento raro.

COSTA RICA – SISTEMA DEFENSIVO E NAVAS COM PARTIDA QUASE PERFEITA MAS ELIMINADA DA COPA!!!

 

 

 

Bazílio Amaral
Bacharel Treinamento Esportivo – UNICAMP
Treinador de Futebol pelo SITRESP
Vice Campeão Estadual Sul Matogrossense 2017
Passagem como Treinador Profissional pelo Novo -MS; Sete de Setembro e Mixto de Cuiabá