Via de mão única , 15 Argentinos no Brasil e só 1 Brasileiro na Argentina

401

 

Via de mão única Brasil

Brasil encontra Argentina na final da Libertadores, mas brasileiros convivem com mercado fechado no país.

Apenas um jogador brasileiro atua na elite do Campeonato Argentino: é o zagueiro Tiago Pagnussat, de 29 anos. Ex-Atlético-MG e Bahia no Brasil, ele foi contratado pelo Lanús em janeiro. Não é titular, mas está sempre relacionado para as partidas do atual vice-líder. É uma trajetória de carreira incomum. Ao contrário da presença de argentinos no futebol brasileiro, que é quase uma regra. O intercâmbio tem sido de mão única, explicado por fatores econômicos, culturais, históricos, esportivos e linguísticos entre os dois países fronteiriços, que vão opor suas escolas de futebol na final da Copa Libertadores, sábado (23), no confronto entre Flamengo e River Plate.

Desde 2005, quando o Grupo Globo e a CBF criaram o prêmio “Craque do Brasileirão”, Tévez e Conca já colocaram o troféu na estante. Guiñazú, Montillo e Cuesta também já estiveram em seleções ideais. A “Bola de Ouro”, da Revista Placar, premiou os mesmos dois e também o goleiro Cejas, em 1973. Andrada, Doval, Lucas Pratto e Sorín levaram Bolas de Prata. Hoje são 15 argentinos na Série A do Brasileirão.

Argentinos no Brasil

  • 4 no Athletico

    Lucho González, Tomás Andrade, Braian Romero e Marco Rubén compõem a “colônia”. Atuaram em 14, 11, 13 e 20 jogos do Brasileirão, respectivamente, com 6 gols.

    Imagem: Gabriel Machado/Agif

  • 3 no Internacional

    Victor Cuesta, D’Alessandro e Martín Sarrafiore são os argentinos do Colorado. São 26, 19 e 17 partidas no Brasileiro deste ano. O último soma três gols marcados.

    Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

  • Kannemann

    Zagueiro foi contratado pelo Grêmio em julho de 2016. É campeão de seis torneios pelo clube, como Copa do Brasil e Libertadores. Está na seleção de seu país.

    Imagem: Lucas Uebel

  • Boselli

    Anunciado pelo Corinthians no começo deste ano, soma 44 partidas até o momento, com dez gols marcados. É o goleador corintiano na atual edição do Brasileiro.

    Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Vázquez

    Destaque no futebol colombiano chegou ao Fortaleza há quatro meses, mas jogou apenas seis vezes no Campeonato Brasileiro. Foram três como titular.

    Imagem: Reprodução/Facebook

  • Di Santo

    Ex-Chelsea e Werder Bremen, atacante reforçou o Atlético-MG em agosto e ganhou a vaga no ataque. Até agora jogou 16 vezes no Brasileirão e fez três gols.

    Imagem: Divulgação/Atlético-MG

  • Joel Carli

    Zagueiro foi contratado pelo Botafogo no fim de 2015 e hoje é capitão. Aos 33 anos, mantém regularidade ano a ano e atuou em 23 partidas do Brasileirão.

    Imagem: Botafogo FR/Divulgação

  • Ariel Cabral

    Volante de 32 anos era destaque no Vélez antes de chegar ao Cruzeiro, em agosto de 2015. Tem 174 jogos pelo clube e quatro títulos. Soma 14 jogos no Brasileiro.

    Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino

  • Jonathan Gómez

    Emprestado pelo São Paulo, chegou ao CSA em maio e hoje é titular. Tem 23 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro e cinco gols marcados até agora.

    Imagem: Divulgação/CSA

  • Diego Torres

    Meia está na Chapecoense desde agosto do ano passado e começou bem 2019, mas perdeu espaço. Entrou em campo 11 vezes no Brasileiro e fez um gol.