O AUMENTO DOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS NESSE MOMENTO DE CRISE. DR MAGNO BRASIL

723

O AUMENTO DOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS NESSE MOMENTO DE CRISE.

 

O momento é crítico, estamos passando uma crise mundial que vem infelizmente ceifando vidas, um momento doloroso e de aprendizado, e quando falo em aprender é tentar entender que apesar de acharmos que somos fortes devido a tecnologia, ciência, sabedoria e por ai vai, percebemos na realidade somos frágeis, impotentes, ignorantes ,infantis diante de um universo que nós não temos a noção de sua grandeza.

Estamos confinados dentro das nossas casas por causa de um vírus, o CORONAVIRUS 19, ai perguntamos, cadê nossa força, potência, arrogância? Estão dentro do nosso micro universo, aproveito e deixo claro que esse como todos que faço não polemizo nenhum segmento.

+ Q PIZZA 992551299 WATS 999050980

Ai ficamos dentro das nossas casas, momento de reflexão, de despertar valores e princípios para solidificar a maior instituição que temos que é a família, mas o que fazemos sem generalizar, vamos para as redes sociais e internet que serve de palanque político e um ringue de boxe, são agressões, xingamentos, uns defendendo políticos que na realidade deveriam ser cobrados, porque? Criam mais crises, como se não bastasse uma, líderes que deveriam nesse momento triste pregar a união, acabam usando suas lideranças para dividir, isso demonstra o grau de irresponsabilidade e inconsequência, vamos aprendendo com isso tudo.

Nesses momentos que o CORONAVIRUS 19 vem assolando, matando sem dó, as pessoas podem desenvolver transtornos psicológicos diversos, os que já tem podem piorar, momento em que psicopatologias aparecem principalmente a depressão, síndrome de pânico, fobias, angústia e muito mais. Sem falar naquelas pessoas já acometidas por psicoses e neuroses a piora é acentuada pessoas esquizofrênicas, transtorno bipolar, Oligofrenia e outras, o silêncio, o medo, a incerteza aumenta fazendo surgir outros transtornos como o de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, transtornos da perda da identidade.

Esses transtornos vem como uma avalanche, cortando como navalha, quero aproveitar e pontuar algo muito perigoso que o aumento dos suicídios, e a comorbidade que é uma doença atrelada a outra, pensemos com carinho no sofrimento dessas pessoas que são profundas, o importante é perceber a mudança comportamental delas(família, parentes, amigos).

Vou encerrando o texto alertando para questão psicológica, sofrer psíquico e doloroso. Que nesses momentos de quarentena em vez de ficar perdendo tempo com banalidades e brigas fúteis em redes sociais ou pessoalmente, precisamos deixar a vaidade, egoísmo e egocentrismo de lado e nos unir.

Termino com um pedacinho da banda de rock, Legião urbana do mestre Renato Russo, um clássico da MPB se chama a música, MAIS UMA VEZ é assim: MAS É CLARO QUE O SOL, VAI VOLTAR AMANHÃ, MAIS UMA VEZ,EU SEI,ESCURIDÃO JÁ VI PIOR,DE ENDOIDECER GENTE SÃ,ESPERA QUE O SOL JÁ VEM.

Que possamos nos melhorar nesse tempo de aprendizado, a relação de causa e efeito não perdoa, se cuidem, abraços.

Testo de José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO