LIBERDADE LIBERDADE ABRE AS ASAS SOBRE NÓS. DR MAGNO BRASIL

    4173

    Começo o texto dizendo do privilégio de ter esse espaço para apresentar meu trabalho, gratificante a missão que nos dada quando assumimos o compromisso de abraçar e ser psicólogo, uma profissão linda no cuidar, no amor que é a essência da psicologia, gratidão vida pelas oportunidades e ter a oportunidade de ajudar e cuidar de quem precisa e nos procura, isso é missão.

    Quero prestar minhas condolências para as famílias de mais 128.539 que perderam seus entes amados para o CORONAVIRUS, lamentável a incompetência e irresponsabilidade dos gestores públicos é muita irresponsabilidade, mas o tema do texto foi uma sugestão de uma amiga, vamos falar da independência individual e social, primeiro na independência é relativo, uns acham que ser independente é ter bens materiais como poder, dinheiro, sucesso e por ai vai, outros vão para as questões mais subjetivas que são convivência saudável e ter a espiritualidade como referência, temos formas de independência, podemos ter tudo isso que falei acima e não ser independentes, isso fica claro no sistema social, a população brasileira é extremamente dependente, não acordamos para os nossos direitos, somos de um sistema político-social que nos massacra e cada vez mais vamos ficando submissos a todos níveis, seja na nossa vontade de mudar,e quais seriam essas mudanças? uma sociedade mais livre, sem radicalismo, opressão, ignorância, intolerância, racismo e principalmente uma classe politica e poderes constituídos com compromissos, nós temos o inverso disso, podemos perceber que esse sistema produz infelizmente as cracolândias, as comunidades, prostituição infanto-juvenil, feminicidio, preconceito, racismo, intolerância religiosa, sem falar das populações vulneráveis, índios, LGBT, afrodescendentes, encarcerados, ciganos, idosos e muito mais, temos independência individual? Gonzaguinha diria, (e a vida o que é diga la meu irmão?).

    Ser independente no seu nível de classe social, é entender que você faz parte de um sistema político-social que tem no poder canalhas projetando no individual a intolerância, radicalismo, ignorância, fanatismo e isso vem da onde, de uma independência falaciosa pois ela reprime, oprime e descarta o que não interessa, por isso escolhi esse título, liberdade, liberdade abre as asas sobre nós, seremos independentes quando as correntes imaginárias forem tiradas e socialmente também abra as celas que nos separam, os muros que nos dividem, talvez a vida seja o sopro do criador em uma atitude de amor, ta ai amiga o texto, independência individual? independência social? até agora nenhuma das duas.

    Encerrando o texto com a música que me inspirou o texto, samba enredo da Imperatriz Leopoldinense no desfile mágico comemorando a abolição da escravatura, sou Estação Primeira de MANGUEIRA, sem intolerância vou de Imperatriz Leopoldinense de 1989,samba antológico,um pequeno trecho é assim: LIBERDADE!LIBERDADE!ABRE AS ASAS SOBRE NÓS, E QUE A VOZ DA IGUALDADE, SEJA SEMPRE A NOSSA VOZ.

    Esse é o nosso texto que possamos refletir sobre o contexto,é na luta que a gente se encontra,fiquemos em casa e quem precisar sair faça procedimento de higiene, abraços.

    Testo de José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO