DOR NA ALMA. DR MAGNO BRASIL

810

DOR NA ALMA.

Esse texto tem muita subjetividade em suas linhas, primeira a questão da definição do título e de alma, ela tem a intenção de ser aceita e entendida nas suas diversas instâncias, pode ser espiritual, afetivamente, holística seria a melhor definição, a alma psicologicamente como algo afetivo.

Eu só não quero como sempre faço polemizar essa questão como é minha postura nesses assuntos com diversas abordagens, e esse texto tem uma conotação geral, ficamos nesse texto como algo extremamente pessoal, o importante é o assunto e os contextos para falar sobre essa dor, uma dor que tem vários sentidos, uma dor profunda nos deixando melancólicos, tristes, isolados podendo chegar a depressão, em alguns casos até ao suicídio.

E as causas dessa dor? Vivemos em constante convivência, e essa convivência se transforma e cria frustrações, mágoas, tristeza, um vazio existencial enorme que só tem sentimentos como angústia e ansiedade, a psicologia define esses momentos como que perdemos nossa capacidade de reagir, perdemos autoestima, identidade, nosso amor por tudo e por ai vai, uma lacuna de muita dor, como falei uma dor existencial, uma dor que só remete ao sofrimento, a desesperança, tira a motivação, a vontade de viver e infelizmente nós tornamos refém dela.

A dor na alma nos fazendo perder a vontade de viver, dor na alma quantos sentem e escondem, adoecendo e ficando deprimidos e quantos não falam nada e acabam com sua vida (suicídio),temos como enfrentar, primeiro a pessoa aceitar uma psicoterapia já é um começo.

O que temos percebido que essa dor é real a que nível que seja, principalmente por fim de ciclos que deixam feridas expostas e só o tempo e no nosso amadurecimento psico-afetivo, dor na alma corta e dói mais que navalha ,as cicatrizes falam e nos fortalecendo.

Para encerrar o texto que é um pedido de um amigo(a),seria muito precipitado falar que todos os casos são depressão pois nem tudo é doença, encerro o texto sempre com uma música, e dessa vez encerrarei com um dos gênios da MPB que nos deixou precocemente e nos presentou com musicas que são verdadeiros poemas, escolhi uma música linda um clássico da MPB, do gênio Renato Russo, é bem assim: MAS É CLARO QUE O SOL,VAI VOLTAR AMANHÃ, MAS UMA VEZ, EU SEI ,ESCURIDÃO JÁ VI PIOR,DE ENDOIDECER GENTE SÃ, ESPERA QUE O SOL JÁ VEM,QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA. Essa é a música, com certeza a dor na alma vai ser superada, pois TUDO passa assim como as alegrias e as DORES.;

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO