LUTA ANTIMANICOMIAL. DR MAGNO BRASIL

    1679

    E continuamos na luta ANTIMANICOMIAL, prosseguimos na militância para poder ter liberdade a todos níveis, precisamos rever conceitos, infelizmente ainda existe uma escravidão velada com preconceitos, descriminação e oportunismo.

    Existe na sociedade muitas situações que nos empobrecem, nos deixando mais pobres e alienados, por indiferença. Hoje quero falar da luta ANTIMANICOMIAL, o que significa isso? e porque? respondo, significa com esses modelos arcaicos, retrógrados e reacionários de manicômios e hospícios, esses lugares são horríveis, insalubres, não existe um projeto terapêutico individual de tratamento, todos são como gado, é tudo misturado dependência química, com esquizofrenia, transtornos bipolar e outros.

     

    Para piorar deixam esses portadores de doença mental marginalizados fora do convívio SOCIAL, isso é tratar? não para piorar, tem pacientes que a família nesses lugares nem visitar vão LAMENTÁVEL. Mais os hospitais ganham por leito e as indústrias ganham rios de dinheiro, sem se importar com jovens com um futuro promissor, ficam presos nesses manicômios e hospícios, que se escondem de uma suposta ajuda.

    Faz é piorar, pessoas que teriam todas as possibilidades de viver socialmente, como já atendi esquizofrênicos, transtorno bipolar, depressão e vários transtornos, não precisam ficar nesses manicômios e hospícios. A psicologia tem o compromisso e está fazendo humanizar esses tratamentos das doenças mentais e temos instrumentos como Caps (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) , Raps (REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL), e a clínica da psicologia que é ampla.

    Chega de prisões sem grades que são as piores, porque são veladas, escondidas, a psicologia e eu iremos estar com toda disposição para dar identidade aos portadores de doença mental. Já avançamos muito e vamos mais, compromisso de humanizar o tratamento do portador de doenças mental, e acabar com o modelo falido, retrógrado de manicômios, Estamos marcando nossa postura e vamos acabar com essas prisões sem grades, claro guardando as devidas proporções, hoje o portador de doenças mental podem e devem conviver socialmente, se não puder trabalhar, possam ter a oportunidade de convivência com a família, a luta ANTIMANICOMIAL é o caminho.

    Para encerrar como sempre uma música em forma de poema, do mestre Belchior, se chama Divina comédia humana é assim: AI UM ANALISTA AMIGO MEU DISSE DESSE JEITO, NÃO VOU VIVER SATISFEITO, PORQUE O AMOR É UMA COISA MAIS PROFUNDA QUE UMA TRANSA SENSUAL.

    Encerro por aqui, já aviso NÃO vou polemizar o texto, se cuidem e fiquemos em casa quem tiver que sair se cuide e faça procedimento de higiene, abraços.

    Testo de José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO