O TEMPO DA DOR. Dr MAGNO BRASIL

    751

     

    Com muita tristeza começo esse texto, nunca imaginei nos meus 56 anos de vida e quase 32 de psicologia que eu tivesse que falar sobre a dor na extensão que está. Nesse exato momento o Brasil passa a marca de mais de 55mil pessoas que perderam suas vidas pelo CORONAVIRUS, lamentável a dor dos familiares que não tiveram nem a oportunidade de despedir dos seus entes amados, quanta dor, quanto desprezo, quanta incompetência, quanto desrespeito, a forma que essas pessoas foram tratadas, com desdém, por pessoas arrogantes, fanáticos, radicais, irresponsáveis, inconsequentes e intolerantes, isso é para um segmento que vocês sabem quem são.


    Não é o caso dos nossos MITOS e HERÓIS todos que estão na linha de frente dessa PANDEMIA. Quem perde, quem ama sabe do vazio existencial. A pessoa sofre, o tempo ameniza, cada um reage de uma maneira, todos nós temos emoções diferentes e elaboramos diferentes, a dor afetiva e psicológica faz com que transtornos mentais se afloram, a principal é a depressão uma doença que corta a alma e o mais preocupante leva ao suicídio. Que subiu mais 110% na pandemia, a dor da perda corrói e machuca, sou psicólogo e sei o quanto o confinamento é capaz de trazer outros problemas, entre eles a violência doméstica, feminicidio, assim como alcoolismo e outras drogas. Olhando o contexto todo percebemos o efeito dominó, uma pirâmide tudo começa bem, na ponta dela, e vai descendo o sofrimento só aumenta, o evitando de citar responsáveis, mas sabemos quem são, uma sanfona para cada um deles.
    Tenho certeza que o tempo da dor da pandemia do CORONAVIRUS tem nos ensinado muito, vem não só fazer que usemos máscaras, o mais importante é quem está tirando as máscaras ai escancara esses são visíveis, o verdadeiro sentido da palavra amor que vem sendo banalizada assim como as vidas, sofro com esse tempo como todos nós, mais o tempo da dor nos eleva para o tempo de superação.


    Acredito em um país melhor, tudo passa e o que está ai, e a de passar, vamos aprendendo como diz Gonzaguinha seremos eternos aprendizes. O momento é delicado, mas são esses momentos que nos farão ficarmos mais fortes, e principalmente valorizar família e amigos, minha profissão está à disposição, nesse processo de ajuda e fortalecimento. A psicologia sabe da sua importância nesses momentos de pânico, a clínica da psicologia está pronta com seus profissionais para atender os que precisam, dias melhores viram o tempo da dor se transformara no tempo da superação e do amor, tenho fé na vida e no que virá, sairemos fortalecidos das batalhas. Meus sentimentos para a família das mais de 55 mil pessoas que perderam suas vidas, por vocês vamos mudar esse país.

    PIZZARIA +Q PIZZA
    33661696 WATS 999050980

    Encerrando com o gênio Gonzaguinha, com um poema em forma de música, clássico da MPB, o que é o que é, um pedaço: VIVER! E NÃO TER A VERGONHA, DE SER FELIZ, CANTAR E CANTAR, A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ…
    É isso na luta que a gente se encontra, fiquem em casa, quem tiver que sair se cuide e faça procedimento de higiene, abraços.

     

     

    Testo de José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális ESCREVE GRATUITAMENTE A TITULO DE DIVULGAÇÃO