O APRENDIZADO DE UM ANO= Dr. José Magno Macedo Brasil

1640

O APRENDIZADO DE UM ANO

 

Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva

Chegamos ao final de mais um ano,2018 se finda e temos a responsabilidade pessoal e individual de fazer nossa autocritica, analise, avaliação do que vivenciamos nesse ano tão complicado, e importante que primeiro tenhamos o compromisso de entender o pelo menos tentar o que aconteceu no mundo, sociedade, no nosso lar que e uma relação de causa e efeito, a colheita e feita conforme o plantio, e isso que o mundo passou e passa, a humanidade, o Brasil todos nós

foto divulgação

Em 2018 o ser humano sem generalizar continuou com sua busca incessante pelo poder, ganancia sem se importar com valores que fortalecem a convivência como a fraternidade, infelizmente a corrupção, miséria, intolerância, fanatismo, guerras, violência demonstrando principalmente a falta de respeito com as diferenças que faz parte da boa convivência, isso fica mais evidente nos meandros da sociedade.

foto divulgação

Um 2018 com massacres individuais e coletivos de todas as ordens  sendo na política, religião, sexualidade(gêneros),racismo e na falta de PAZ.

O HEXA não veio não veio no futebol mas veio a intolerância no esporte que sempre será uma ferramenta de inclusão social pois desperta valores e princípios nobres e com certeza não merecemos por tudo, Socialmente e politicamente o ano foi melancólico no mundo e no Brasil as grandes potencias sem se entender, nosso Brasil um pais divido politicamente chegando as raias do ridículo com muita INTOLERÂNCIA GERANDO IGNORÂNCIA, despertando sentimentos pobres como RAIVA E ÓDIO, as redes sociais espelham isso nas ofensas e na falta de respeito as diferenças mostra bem o contexto de 2018.

foto divulgação

As VELHAS PRATICAS DO PODER continuaram ou melhor continuam, nas barganhas, falta de critério e coerência dos poderes constituídos são reais poderes desmoralizados, e tristemente nossas instituições fragilizadas e elas são a raiz de um ser humano e consequente sociedade melhor, falo da FAMÍLIA,RELIGIÃO,ESPORTES,MUSICA e outras temos que fazer o exercício de lutarmos no bom sentido para preserva-las, tivemos também muitas conquistas, realizações seja socialmente e tecnologicamente mas foram abafados por essa crise moral, social, sem princípios e valores que vivenciamos em 2018,assistam suas retrospectivas.

foto divulgação

E nosso balanço individual, o que aprendemos na ALEGRIA E NA TRISTEZA,DOR E PRAZER,FRUSTRAÇÕES E CONQUISTAS, conseguimos dar valor a princípios e valores nobres? conseguimos nos melhorar como pessoas? se sofremos com perdas entendemos? ou seja estamos mais humanos, tolerantes, solidários, participativos, nós melhoramos como cidadãos pra reverter essa melhora pra nossa comunidade e sociedade(interrogação) e isso tudo começa na FAMÍLIA,E ai fizemos nossa tarefa como indivíduos sendo melhores para sermos melhores para os outros? socialmente tivemos participação, e o AMOR  que e o caminho essencial para buscar a FELICIDADE excitamos(interrogação) esse AMOR que ameniza as dores, conseguimos dar e receber? , Nossas dores e sofrimentos tanto material como afetiva nos deixaram mais lúcidos e com mais discernimento? ,que façamos nossa análise de como foi nossa conduta em 2018,que principalmente tenhamos aprendido porque esse e o sentido do tempo e da vida,2019 bate as portas que todo esse cenário se abrande ,o respeito, tolerância e amor entre as pessoas sejam reais mesmo que sejam em pequenas gotas, que consigamos conviver com as diferenças pois ser humano nunca será cópia e nem igual, com mas maturidade mudemos algumas ou melhor várias posturas e atitudes com isso procurando uma sociedade melhor, um mundo melhor, um Brasil melhor, quero enfatizar aqui a agressão que tem sido feito a NATUREZA o preço a pagar já está sendo ALTO, encerrando para que tudo isso melhore nós temos que ser MELHORES.

FELIZ ANO NOVO, UM 2019 COM MUITA PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE.

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanális